top of page
  • aatrba

Seminário de Abril

Atualizado: 21 de abr. de 2021

A Associação de Advogados/as de Trabalhadores/as Rurais (AATR) realiza neste sábado (24/04) o Seminário de Abril, evento anual que marca o mês em que se celebra o Dia Internacional da Luta Camponesa (17/4), o Dia Nacional de Luta e Resistência Indígena (20/4) e o aniversário da AATR (21/4), que completa 39 anos de assessoria jurídica às organizações, comunidades tradicionais e movimentos populares rurais em conflitos fundiários, territoriais e socioambientais na Bahia. O evento acontece às 17h e será transmitido pelo canal do Youtube da AATR.

Nesta edição, o seminário discute “Gestão política na pandemia e a luta dos povos das águas, campo e florestas” e convida organizações de povos, comunidades tradicionais e campesinas para partilharem como estão atuando pela efetivação de políticas públicas e na defesa da vida durante a epidemia da COVID19. O debate será mediado por Adriane Ribeiro, coordenação de projetos da AATR.




Conheça os/as convidados/as:


Dinamam Afer Jurum Tuxá - Bacharel em Direito (Universidade Vale do Rio Doce,

2009). Mestre em desenvolvimento sustentável com área de concentração em sustentabilidade junto a povos e terras tradicionais (MESPT / UNB), Doutorando em Direito (FD/UNB). Advogado e militante social indígenas, com atuação em vários campos a exemplo juventude, meio ambiente e em matérias de demarcações de terras indígenas. Atuando também como Assessor jurídico da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), bem como, estou na Coordenação Executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).


Selma dos Santos Dealdina - É do Quilombo Angelim III – Território quilombola do Sapê do Norte em São Mateus/ES), assistente social, bolsista do ProUni pela Faculdade Anhanguera – Vitória no estado do ES, graduanda em História. Secretária Executiva da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – (Conaq), Assessoria da Coordenação Estadual das Comunidades quilombolas do Espírito Santo ‘Zacimba Gaba’; Coletivo de Mulheres da CONAQ e da Via Campesina, Conselheira da Anistia Internacional, Conselheira do Fundo Socioambiental Casa, Membro do Instituto ELIMU Professor Cleber Maciel, do Núcleo da Marcha das Mulheres Negras do ES, da Comissão Espírito Santense de Folclore e Coalizão Negra por Direitos. Organizadora do livro ‘’Mulheres Quilombolas: Territórios de existências negras femininas”.


Anderson Amaro - Camponês, Coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Via Campesina Brasil e membro da Comisión Politica del CLOC - Coordinadora Latinoamericana de Organizaciones del Campo. Coordena o coletivo de Soberania Alimentar na Bahia e a Rede Raízes do Brasil, contribui na Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia CPC- BA. Bacharel em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Membro do CONSEA do Estado da Bahia.


Marizélia Carlos Lopes - Pescadora, quilombola e militante do Movimento dos Pescadores e Pescadoras (MPP) e Articulação Nacional das Mulheres Pescadoras Bahia (ANP) , regional baía de Todos-os-Santos (BTS).




127 visualizações0 comentário
bottom of page