Advocacia Popular no Matopiba: litígios estratégicos e desafios para a proteção da sociobiodiversidade

O livro "Advocacia popular no Matopiba" é uma fotografia panorâmica das disputas, conflitos, resistências e estratégias jurídicas que ameaçam o Cerrado e especialmente a região chamada Matopiba. Escrita por quem vive e atua no coração dessas disputas: advogadas e advogados populares comprometidos com a defesa da sociobiodiversidade e dos direitos coletivos, a obra é voltada, especialmente, a profissionais do Direito, das Ciências Humanas e Sociais, estudantes, docentes e integrantes de povos e comunidades tradicionais. A publicação oferece não apenas análises técnicas, mas também relatos enraizados na vivência de campo, no diálogo, no cotidiano das comunidades e nas dinâmicas próprias das lutas por direitos na referida região. Diferente de outros trabalhos, aqui, teoria e prática se encontram, revelando o poder transformador do direito quando construído coletivamente e a partir da realidade dos territórios vividos e do direito dos povos e comunidades tradicionais.

Fruto do encontro de advogadas e advogados populares que vivenciaram o processo do curso de formação “Estratégias e Desafios para Atuação no Cerrado/Matipiba”, promovido em parceria pela AATR, Observatório e CPT, este livro nasce da construção conjunta e dialogada entre cursistas, docentes e pesquisadores(as) na construção coletiva de novos conhecimentos. Cada capítulo reflete saberes construídos na escuta, nos processos de luta dos povos do campo e na defesa incansável de seus direitos, transformando experiências em conhecimento vivo e inspirador para quem acredita na potência da ação coletiva.
No coração do Matopiba, território de riqueza natural, cultural e sociobiodiversa, povos e comunidades tradicionais, agricultores e agricultoras resistem às pressões de grilagens, megaprojetos, violências e avanços devastadores de setores do agronegócio. Advocacia Popular no Matopiba: Litígios Estratégicos e Desafios para a Proteção da Sociobiodiversidade reúne vozes de advogados e advogadas que conhecem de perto essa realidade. Entre histórias de luta e análises jurídicas, a obra revela como a defesa dos territórios é também a defesa da vida, da memória e da sociobiodiversidade. Ao analisar casos emblemáticos e estratégias de resistência, o livro é um convite a compreender as dinâmicas dos conflitos fundiários e agrossocioambientais que ocorrem na macrorregião, bem como os impactos e a força da resistência que transforma o direito em ferramenta de justiça. Uma leitura essencial para quem se dedica a aprimorar estratégias de litigância para a defesa dos povos do campo e proteção da sociobiodiversidade.