top of page

Programa de Estágio

O programa de estágio é uma iniciativa que visa contribuir com a formação político-jurídica dos estudantes de direito. Trata-se de uma proposta de formação de profissionais sensíveis às causas populares, partindo do entendimento do Direito de maneira crítica, a partir dos problemas reais vividos pelos trabalhadores/as e comunidades tradicionais do Estado da Bahia. A nossa concepção do estágio está relacionada com os princípios e diretrizes políticas da entidade, compreendendo o estudante como sujeito ativo de seu processo de formação, bem como dos processos de transformação social no qual está inserido. Tal proposta institucional visa romper com a tradicional utilização do estágio como mão-de-obra barata e precarizada, tão comumente colocada pelos escritórios de advocacia.

A atual conjuntura onde unem-se a mercantilização e o sucateamento do ensino superior; criminalização dos movimentos sociais; e a blindagem oferecida pelo ensino jurídico tradicional às demandas e/ou lutas populares só vem a fortalecer a proposta do programa de estágio, que oferece aos estudantes de direito o contato direto com a assessoria judicial e educação popular aos movimentos sociais.

Assim, as atividades desenvolvidas pelo programa guardam em si o objetivo de integrar os estudantes de direito na dinâmica institucional e política da AATR, através da participação efetiva em suas áreas de atuação, vislumbrando sempre a manutenção de canais de diálogo com as diversas entidades do movimento popular. E, também, tem como finalidade atrair e desenvolver atividades de reflexão junto a outros estudantes e universidades, a partir da realização de ações como as Quintas Inquietantes.

Quintas Inquietantes

Ao longo dos anos, a “Quinta Inquietante” vem se constituindo num importante espaço de reflexão e debate sobre as diversas temáticas que envolvem não só o exercício e desafios da assessoria jurídica popular, mas principalmente aos temas ligados à dinâmica das lutas populares. Construída pelo programa de estágio, as Quintas Inquietantes reúnem associados/as parceiros,/as estudantes e movimentos sociais em torno de debates, realizados periodicamente, que discutem temas relacionados à realidade institucional quanto à política da AATR.

bottom of page