top of page
  • aatrba

Salvador e RMS: Quilombos registram casos sintomáticos do COVID-19

Nesta quarta (10/6), junto a Associação de Remanescentes do Quilombo Rio dos Macacos, oficiamos a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e as secretarias municipais de Saúde de Salvador e Simões Filho sobre a presença de vários casos sintomáticos do COVID-19, nos territórios quilombolas de Rio dos Macacos e Alto do Tororó. Solicitamos a implementação de medidas sanitárias eficientes de enfrentamento ao COVID-19 e outras enfermidades, que promovam a testagem em massa nas comunidades, atendimento in loco e a implementação de outras ações capazes de conter a disseminação do coronavírus.


Segundo levantamento produzido pela própria Associação de Remanescentes do Quilombo Rio dos Macacos, 38 pessoas no território estão com suspeita de contaminação. No Quilombo Alto do Tororó, 02 pessoas vieram a óbito em decorrência de sintomas do vírus e várias pessoas apresentam os mesmos sintomas. A não implementação de saneamento básico nos dois territórios, com ausência de água encanada, agrava ainda mais o risco de contaminação.

Os territórios estão localizados na área metropolitana entre os municípios de Salvador e Simões Filho, no entorno do bairro de Paripe, que segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador - SMS já possui 237 casos confirmados.

Segundo a CONAQ desde o primeiro óbito de quilombolas registrado, em média, morre mais de uma pessoa quilombola por dia. Em seu último Boletim Epidemiológico, publicado hoje, já são 67 óbitos, 388 casos confirmados e 188 em monitoramento.

20 visualizações0 comentário
bottom of page