• aatrba

Justiça determina reintegração de posse da Marinha em área da Barragem Rio dos Macacos


A Marinha do Brasil, mais uma vez, viola direitos básicos do quilombo Rio dos Macacos. Desde a última sexta feira (16/10/2020), a comunidade vêm denunciando em seus canais nas redes sociais a tentativa dos militares de impedirem o uso tradicional das águas do Rio dos Macacos pelas famílias da comunidade, que é também uma comunidade pesqueira. A pesca artesanal é uma atividade fundamental para garantir a segurança alimentar e financeira das famílias quilombolas.


Neste fim de semana, as mulheres da comunidade foram surpreendidas com a ação truculenta de fuzileiros navais e  outros agentes da Marinha do Brasil, que impediram a pesca e colocaram uma placa no território, próxima ao rio, informando que foi deferida pela magistrada da 7ª Vara Federal uma decisão liminar (provisória) para impedir o uso das águas pela comunidade.

Repudiamos a atitude da Marinha do Brasil e chamamos todos os/as apoiadores/as do quilombo Rio dos Macacos para que se juntem na luta contra mais essa violação de direitos, que ocorre logo após a titulação parcial do território tradicionalmente ocupado pelas famílias quilombolas. O Poder Judiciário precisa rever essa decisão contra o quilombo, ainda mais em período de grande dificuldades por causa da pandemia.


Sem água, nenhum território se sustenta! Sem pesca, a comunidade também não!


Nenhum direito a menos!


#somostodosquilomboriodosmacacos #marinhasai #quilombofica







527 visualizações
  • Instagram AATR
  • Facebook AATR
  • YouTube AATR
  • Twitter AATR

AATR

Associação dos Advogados de Trabalhadores Rurais

Rua do Passo, 44 - Santo Antônio Além do Carmo - Salvador - Bahia  - Brasil

(71) 3329-7393

© 2020 | TRAMA