• AATR

Pescadores/as lançam campanha emergencial

Atualizado: Set 11


Com o tema "Maré de Solidariedade", o Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), a Articulação das Pescadoras (BA) e a Escola das Águas lançam uma campanha de emergência diante da crise sanitária causada pelo Coronavírus (Covid-19). A iniciativa objetiva arrecadar recursos financeiros para a compra de alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal para famílias de pescadores/as artesanais da Baía de Todos-os-Santos, Recôncavo Baiano e Baixo Sul.


Em abril, as entidades divulgaram uma carta aberta denunciando como os impactos do crime ambiental, que contaminou as águas do oceano com petróleo, tem intensificado a vulnerabilidade das comunidades pesqueiras, quilombolas e extrativistas diante da pandemia. O documento destaca a falta de assistência do Estado durante o crime ambiental, na ocasião parte dos pescadores só acessou o auxílio emergencial após três meses do ocorrido.


A comercialização do pescado foi fortemente impactada, já que com a orientação de distanciamento social os/as trabalhadores/as não estão se deslocando para o escoamento da produção e os bares e restaurantes, responsáveis por uma grande parcela do consumo, permanecem fechados. Os meses de março e abril também foram marcados pelas marés altas, que dificultam a pesca artesanal.



As doações podem ser realizadas através dos seguintes dados:

Instituto Desenvolvimento Solidário (IDS)

Caixa Econômica Federal

AGÊNCIA: 0062 - Operação 003

CONTA : 2.671-1


Por Morgana Damásio | ASCOM


12 visualizações
  • Instagram AATR
  • Facebook AATR
  • YouTube AATR
  • Twitter AATR

AATR

Associação dos Advogados de Trabalhadores Rurais

Rua do Passo, 44 - Santo Antônio Além do Carmo - Salvador - Bahia  - Brasil

(71) 3329-7393

© 2020 | TRAMA