top of page

Juristas Leigos
Turma de Pescadores/as (2012-2013)

Esta turma foi formada por representantes de comunidades pesqueiras, principalmente da região da Baía de Todos os Santos, em parceria com o Movimento de Pescadores e Pescadoras (MPP) e o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP). O objetivo da realização desta formação foi o de potencializar a luta dos pescadores e marisqueiras em face aos conflitos socioambientais e as violações de direitos ocasionadas pelo atual modelo de desenvolvimento imposto para a região. 


A turma foi iniciada em setembro de 2012 e finalizada em junho de 2013, com a realização de 08 encontros na Escola das Águas, no Bairro da Ribeira, Salvador, BA. Os módulos foram adaptados para a realidade e contexto vivenciados pelas comunidades pesqueiras à época.


Ao final, foi elaborada a cartilha "Nossos Direitos!", disponibilizada a seguir, que apresenta uma síntese dos temas (conteúdos) trabalhados durante as etapas, possuindo a função de multiplicação do curso com as comunidades e demais integrantes do Movimento de Pescadores e Pescadoras.

Clique nas imagem e baixe a cartilha/módulo

bottom of page