• aatrba

Eugênio Lyra, Presente!

O calendário marca mais um 22 de setembro, completam-se 43 anos do assassinato de Eugênio Lyra, na véspera do que seria o seu depoimento na CPI da Grilagem da Assembleia Legislativa. Advogado, poeta e militante das causas sociais, Lyra dedicou sua vida à defesa dos/as trabalhadores/as rurais e das comunidades camponesas, que enfrentavam as diversas tentativas de usurpação de seus territórios promovidas por grileiros no oeste baiano.


O projeto de morte que apertou o gatilho contra Eugênio, em 1977, é o mesmo que faz o Brasil arder em chamas no presente. É também o que negocia ilegalmente territórios tradicionais, violenta geraizeiros no cerrado, indígenas no amazonas e caiçaras no pantanal, contamina territórios pesqueiros, desmata vegetações nativas para dar lugar a monoculturas de soja e milho transgênicos para exportação, despeja agrotóxico no ar, nas terras e nos rios, privatiza as águas e seca nascentes.


Eugênio Lyra foi assassinado, mas não foi e não será silenciado. Seguimos inspirados/as pela memória, palavra, poesia e, em especial, pelo exemplo do nosso patrono.


Conheça mais um pouco da história de Eugênio Lyra pelo olhar de quem o gerou: Dona Maria Lyra, sua mãe.


Eugênio Lyra,

PRESENTE,

PRESENTE,

PRESENTE!

Hoje e sempre!





26 visualizações
  • Instagram AATR
  • Facebook AATR
  • YouTube AATR
  • Twitter AATR

AATR

Associação dos Advogados de Trabalhadores Rurais

Rua do Passo, 44 - Santo Antônio Além do Carmo - Salvador - Bahia  - Brasil

(71) 3329-7393

© 2020 | TRAMA