• aatrba

Comunidades quilombolas e racismo estrutural são tema de seminário



Realizado virtualmente pela Ouvidoria Cidadã durante todo o dia, evento começará às 9h e será transmitido pelo Facebook, Youtube e Twitter da Defensoria da Bahia

Na próxima segunda-feira, 30, será realizado pela Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA o seminário “Lutas das comunidades quilombolas e enfrentamento ao racismo estrutural”. O Grupo de Trabalho pela Igualdade Racial da DPE/BA também participa da programação, que será iniciada às 9h e durará todo o dia. O evento será realizado virtualmente e disponibilizará transmissão por meio do Facebook, Youtube e Twitter da Instituição (@DefensoriaBahia).

A mesa de abertura do encontro contará com a participação da ouvidora-geral, Sirlene Assis, o defensor público geral, Rafson Ximenes; a coordenadora de programas da Associação de Advogados dos Trabalhadores Rurais – AATR, Adriane Ribeiro; a presidente do Conselho Nacional de Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas Estaduais, Solene Costa; o presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado da Bahia – ADEP, Igor Raphael de Novaes; Também participam da abertura o diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Júlio César da Rocha; o biólogo e chefe de gabinete do INEMA, Welton Rocha; e a representante do Conselho Pastoral dos Pescadores, Maria José Pacheco.

Toda a programação será transmitida pelas redes sociais da DPE/BA, exceto as mesas três e quatro, respectivamente às 15h15 e 17h15, as quais serão exibidas apenas pelo Facebook da Instituição.

Com início às 10h, a primeira mesa discutirá “A força das lideranças femininas nas comunidades quilombolas” e será seguida do intervalo para almoço. Às 13h será reiniciada a programação, com a segunda mesa, que terá como tema a “Garantia do território e racismo estrutural”.

Já às 15h15 começa a terceira mesa, abordando “Conquistas e desafios na implementação de políticas públicas para a juventude quilombola”. Por último, a quarta mesa iniciará às 17h15 com o tema “Violação de direitos humanos impostos às comunidades tradicionais no atual contexto político do Brasil”. O encerramento está previsto para às 19h.

SERVIÇO O que: Seminário Lutas das comunidades quilombolas e enfrentamento ao racismo estrutural, da DPE/BA Quando: segunda-feira, 30 de novembro, das 9h às 19h Onde: Facebook, Youtube e Twitter da DPE/BA (@DefensoriaBahia)

Confira abaixo a programação completa:


Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496 | Ascom Defensora Pública da Bahia

12 visualizações0 comentário