Associação de Advogados
de Trabalhadores Rurais
no Estado da Bahia


Editorial: De Davos a Porto Alegre
AATR na Rede Mundial de Computadores
AATR em Juízo
Rapidinhas
A Justiça que queremos


Notícias da AATR
Boletim Informativo da Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais
no Estado da Bahia – Janeiro de 2002 - Nº 5



EDITORIAL: De Davos a Porto Alegre. 

O segundo número do Notícias da AATR vem embalado no ritmo do II Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre, no final do mês de janeiro. Ao contrário do propalado pela imprensa “oficial”, o Fórum deu um passo significativo para o fortalecimento das lutas do movimento social global.  

Dentre as inúmeras discussões e propostas do Fórum, ficamos aqui com uma lição: a de que é possível, sim, construir um outro mundo, mas, para tanto, são peças fundamentais o diálogo e a comunicação permanentes.
topo

AATR NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES

A Internet não pertence mais ao futuro, hoje é uma mídia indispensável, já fazendo parte do cotidiano de uma significativa parcela da sociedade civil. Se bem utilizada, sem dúvida, pode representar instrumento eficaz na democratização do acesso ao conhecimento e à informação. No Brasil, a rede já atinge mais de cinco milhões de usuários, possibilitando, inclusive, acesso a documentos antes encastelados na burocracia estatal, como leis, orçamentos, repasses de verbas e contas públicas.

Foi considerando esse (ignorável) contexto, que a AATR se propôs a lançar seu site na Internet. Além de divulgar os programas e projetos da entidade, aproximando-a dos sócios e propiciando uma maior interação com a sociedade em geral, o portal intenta, no futuro, tornar-se um meio de captação de recursos para o sustento de suas atividades.

Nesse sentido, o site será constituído com a finalidade de se tornar referência no meio jurídico e no movimento social: serão disponibilizados artigos, jurisprudência, grupos de discussão, boletins on line etc, tudo, logicamente, numa perspectiva crítica, interdisciplinar e propositiva. Além disso, aos sócios e colaboradores serão fornecidos emails personalizados.

O portal, que conta com o apoio da Embaixada da Suíça no Brasil, estará no ar nos próximos meses no seguinte endereço: www.aatr.org.br. Portanto, acessem e divulguem o máximo possível.


topo


AATR EM JUÍZO

Imagine uma menina, nascida nos EUA, filha de pai peruano e mãe brasileira. Imagine, ainda, que após alguns anos morando naquele país, ela se mudou para o Brasil, onde, aos 14 anos, concluiu o 2º grau, heroicamente, numa escola pública do Estado. Pense, por fim, que a nossa personagem teve sua inscrição no vestibular da Universidade Federal da Bahia indeferida, já que não apresentou o documento de identidade exigido. Para complicar um pouco mais, considere o fator tempo (faltam poucos dias para o exame) e o fator burocracia (ela não tem o referido documento de identidade, nem fez a opção pela nacionalidade brasileira). O que fazer?

Foi com essa questão que a AATR se deparou no final do ano passado. A menina da história acima chama-se Nancy Posada e nos procurou após indicação do Conselheiro Antônio Dias. De início, buscou-se solucionar a questão administrativamente, procurando a própria Ufba e tomando providências no sentido de conseguir o tal documento de identidade. Não obtendo êxito em tais investidas, a AATR não teve outra alternativa senão impetrar um mandado de segurança na Justiça Federal de Salvador. Mesmo em período de festejos de fim de ano e férias forenses, a Justiça respondeu a pretensão de maneira eficaz: o Juiz federal plantonista deferiu de imediato a liminar e Nancy pôde, sem qualquer transtorno, fazer a prova.

São casos como esse que nos mostram o quão inacessível é a Justiça e, ainda, o quanto o cidadão comum precisa dela. De outro lado, a burocracia, verdadeira “pedra no caminho” de todos nós, parece ser eterna e inexoravelmente kafkiana: ao invés de propiciar facilidades, cria mais (e mais) dificuldades. Pelo menos, ainda há a Justiça Federal...  Resta-nos agora parabenizar o trabalho da AATR, em especial Cláudio e Marilson, e esperar – ou melhor, torcer – pela aprovação dela no vestibular. Boa sorte, Nancy!  

P.S. Infelizmente, acaba de nos chegar a notícia de que nossa amiga Nancy não foi aprovada no concurso vestibular.

topo


RAPIDINHAS

- Projeto Políticas Públicas. O projeto Políticas Públicas está começando a deslanchar. Os cursos terão três etapas: políticas públicas, orçamento e conselhos. A confecção dos módulos está se iniciando e o material para o curso já está sendo preparado. A 1ª etapa será realizada em Valente, no início do mês de abril.

- 20 Anos da AATR. Em abril, a AATR comemorará seus 20 anos de fundação. Estão previstos diversos eventos na ocasião: seminários, lançamento do Portal, e publicação da nossa Revista. Aguardem mais informações nos próximos números.


topo


A Justiça que Queremos

“Não a que se envolve em túnicas de teatro e nos confunde com flores de vã retórica judicialista, não a que permitiu que lhe vendassem os olhos e viciassem os pesos da balança, não a da espada que sempre corta mais para um lado que para o outro, mas uma justiça pedestre, uma justiça companheira quotidiana dos homens, uma justiça que chegasse a ser tão indispensável à felicidade do espírito como indispensável à vida é o alimento do corpo. Uma justiça exercida pelos tribunais, sem dúvida, sempre que a isso os determinasse a lei, mas também, e sobretudo, uma justiça que fosse a emanação espontânea da própria sociedade em acção, uma justiça em que se manifestasse, como um iniludível imperativo moral, o respeito pelo direito a ser que a cada ser humano assiste”.

José Saramago, trecho do texto lido no encerramento
do II Fórum Social Mundial, em Porto Alegre-RS, janeiro de 2002.


topo

Voltar